segunda-feira, 26 de julho de 2010

Quatro pouco comentados






1- O que significa um drama (como “Mellon Collie & the infinite sadness” de Smashing Pumpkins) para alguém que trabalha toda a sua vida tentando entender a mente dos outros?
Será que observar e tentar traduzir é mais fácil do que vivenciar e tentar resolver?


2- Qual é a distância entre o lúdico e o real? Qual é o papel do sonho na vida de um ser?
Até que ponto a cruel realidade te pode privar de sonhar e de procurar a sua felicidade?


3- Como valores conservadores e autoritários e o fanatismo religioso podem influenciar na formação de caráter de indivíduos? E como tais características sociais podem ser decisivas na construção de ideologias perversas?

4- O que as fotografias deixam transparecer em relação ao sentimento das pessoas?
O que significa para um ser a sua paixão, seja ela um time de futebol ou uma cerveja com os amigos? De que é capaz o ódio? E o amor?


Desce uma gelada, primo...

Quatro assuntos essenciais! Quatro filmes essenciais!
É incrível como aquele filme que fica lá no cantinho da prateleira da locadora, ou naquela única sessão daquele cinema cult e longe de casa pode deixar-nos boquiabertos.
Esse é o caso dos filmes 1, 2, 3 e 4 citados acima. São películas que tratam o homem como um ser que pensa, sente e reage a situações impostas por seu contexto histórico, social e cultural.

Nomes: 1- La stranza del figlio (Itália – 2001), 2- Linha de passe (Brasil – 2008), 3- Das weiße Band (Alemanha – 2009), 4- El secreto de tus ojos (Argentina – 2009).

O que mais chama a atenção em relação a tais filmes é que, pelo menos em nosso país, não obtiveram êxito algum. Mesmo o “tupiniquim” Linha de Passe sequer foi comentado nos meios de comunicação de massa, apesar de belíssima recepção que teve no exterior.

Fecha a conta, garçom. Hoje é só uma e não tem saideira.

Assistam. Vamos debatê-los...

Se vão gostar ou não? Não posso garantir. Só duas coisas estão garantidas em tais filmes: Muita reflexão e muitas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário