quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sobre espanhóis e holandeses




Um jogo de cartas marcadas? Uma campeã anunciada há dois anos na Euro, mesmo com a desconfiança de todos face à fatídica derrota para a fraca Suíça na primeira rodada do mundial? Não sei.
Futebol é um esporte no mínimo intrigante. No mínimo curioso.

Não é novidade para ninguém que tanto Espanha quanto Holanda são seleções que sempre fizeram belas campanhas (jogando um belo futebol) em copas, mas nunca haviam chegado ao título... Nunca HAVIAM...
Como não tinha jeito de pegar a taça e parti-la ao meio, alguém precisou ganhar. A Espanha o fez.

Durante todo o jogo vimos duas seleções que, por mais que estivessem nervosas, queriam mostrar que “faziam samba” também. O tal nervosismo fica explícito quando jogadores que não costumam perder gols (Robben e Villa) o fazem; ou quando a Holanda começa mais a bater do que jogar bola; ou quando os passes precisos ao estilo “Tiki-taka” da Espanha já não saem com tanta precisão...

Eis chega a prorrogação.

Prorrogação...
Pés de Fábregas...
Um passe preciso...
E... (Como se estivéssemos relendo o livro “A vingança do timão”)


...A bola que chegou a Iniesta saiu como um foguete, resvalou na luva do goleiro holandês, entrou no gol, furou a rede, bateu na cabeça de comentaristas futebolísticos hipócritas que defendem o futebol “resultadista” contra o bem jogado e ainda assim criticavam o Dunga por não ter levado Ganso, passou dando um “hasta” ou “salve” para Maradona e Dunga, e caiu em cima do túmulo de Dani Jarque, jogador espanhol morto em 2009 e amigo de Iniesta.
Era tarde demais. Robben e Sneijder são muito bons, mas não o suficiente para fazer mágica, como faziam Van Basten e Gullit, ou Cruyff e Neeskens.

Fim de jogo: A ESPANHA É FINALMENTE CAMPEÃ DO MUNDO. Deixou de ser “la furia” para se tornar “LA ROJA”... Título merecido para quem apresentou um futebol mais vistoso. Talvez o melhor futebol do mundo atualmente.

Mas e a Holanda? Estaremos vivos para vê-la ser também?
Tomara... “O céu é só uma promessa...”.

Um comentário:

  1. Muito bom o post Zezé
    Fui pé quente com "La Roja" hahahaha.

    La Roja...novo nome, pra uma nova fase da seleção espanhola, anteriormente chamada La Fúria.
    Esse futebol bem jogado, bonito de se ver, vem se desenvolvendo desde a Eurocopa de 2008. A vitória sobre a Alemanha(1x0) foi a consagração do estilo "Tiki-Taka", de passes contínuos até encontrar a melhor oportunidade, e a injeção de confiança que faltava pra uma seleção que sempre fez boas campanhas, porém sempre tropeçou.

    A Espanha levou o título, e foi justo. Ganharam da seleção que vinha desempenhando o melhor futebol da copa até então(Alemanha novamente), e remataram a conquista jogando futebol, contra uma Holanda que se preocupou mais em bater.
    A estrela de "San Iker" brilhou enquanto a de Arjen Robben se apagou.

    Bola de Cesc pra Iniesta...
    e explode a Espanha.
    O povo espanhol merecia essa...

    ResponderExcluir